Santo Antônio era um frade, nascido em Lisboa em 1195, que ganhou popularidade entre católicos de todo o mundo, por ser considerado o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido.
Apesar de não ter sermões específicos sobre o casamento, a fama do santo se espalhou porque, em uma sociedade onde as mulheres eram, em geral, marginalizadas, Santo Antônio ajudava moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar.
Há uma lenda onde conta-se que uma jovem, cansada de esperar por um noivo que não chegava, já desesperançosa de encontrar marido, se apegou a Santo Antônio.
E essa moça rezou muito, foi à igreja todos os dias, mas nada aconteceu. Passaram-se semanas, meses, anos, e nada de um noivo aparecer. A moça ficou muito desapontada com o Santo, e jogou sua imagem pela janela.
Na mesma hora, passava um homem na rua, e adivinha, o Santo Antonio acertou em cheio sua cabeça. O moço recolheu a imagem e foi devolvê-la a quem a tinha perdido, e quando viu a moça, eles se apaixonaram, e se casaram.
Depois dessa história, a fama do santo aumentou muito entre as moças que queriam encontrar um noivo, e desde então todo dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio, milhares de moças fazem simpatias e orações pedindo ao santo um amor.
E você, já pediu um noivo para Santo Antônio?
Nenhum comentário:
Postar um comentário