quarta-feira, 2 de maio de 2012

Por que maio é o mês das noivas?


Se maio é o mês das noivas, é também o mês da Irma Rodrigues Noivas! Mas vocês sabem por que o mês de maio é considerado o mês das noivas de fato? Bom, nós pesquisamos e encontramos várias versões, e vamos agora dividir três delas com vocês.
 
1º Essa tradição foi importada dos países do hemisfério norte, onde maio é um mês muito importante para os costumes populares. Lá a chegada de maio é celebrada com muitas flores, pois a primavera atinge sua plenitude. Assim, esses elementos foram sendo associados à celebração do amor no casamento.




2º No Brasil, tudo indica que foi por influência da Igreja Católica, pois no calendário cristão, maio é o mês da consagração de Maria e da celebração do Dia das Mães. Por associação a essas datas, foi natural que a homenagem às futuras esposas acontecesse no mesmo mês.
 
3º Há quem diga que esta data surgiu na Idade Média, pois maio era o mês onde as pessoas tomavam seu primeiro banho no ano, afinal no hemisfério norte é o começo da primavera, além disso naquela época não tinha calefação, muito menos chuveiro elétrico, então era praticamente impossível tomar banho em temperaturas abaixo de zero. Esse era o momento ideal para o casório, afinal depois de um banho dava para amenizar o odor das noivas e dos noivos.




 
Gostaram? Qual delas vocês acham a mais plausível?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...