quinta-feira, 8 de março de 2012

Santo Antônio, o Santo Casamenteiro!


Santo Antônio era um frade, nascido em Lisboa em 1195, que ganhou popularidade entre católicos de todo o mundo, por ser considerado o santo que ajuda mulheres a encontrarem um marido.

Apesar de não ter sermões específicos sobre o casamento, a fama do santo se espalhou porque, em uma sociedade onde as mulheres eram, em geral, marginalizadas, Santo Antônio ajudava moças humildes a conseguirem um dote e um enxoval para poderem se casar.

Há uma lenda onde conta-se que uma jovem, cansada de esperar por um noivo que não chegava, já desesperançosa de encontrar marido, se apegou a Santo Antônio.

E essa moça rezou muito, foi à igreja todos os dias, mas nada aconteceu. Passaram-se semanas, meses, anos, e nada de um noivo aparecer. A moça ficou muito desapontada com o Santo, e jogou sua imagem pela janela.

Na mesma hora, passava um homem na rua, e adivinha, o Santo Antonio acertou em cheio sua cabeça. O moço recolheu a imagem e foi devolvê-la a quem a tinha perdido, e quando viu a moça, eles se apaixonaram, e se casaram.

Depois dessa história, a fama do santo aumentou muito entre as moças que queriam encontrar um noivo, e desde então todo dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio, milhares de moças fazem simpatias e orações pedindo ao santo um amor.

E você, já pediu um noivo para Santo Antônio?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...